quinta-feira, 27 de maio de 2010

Que time é teu? - Parte I

Não me venha com outro papo. O mais vitorioso do Brasil é mesmo o São Paulo, seguido bem de perto pelo Cruzeiro. O critério é simples: desde que me foram apresentados, na década de 90, ninguém ganhou mais do que eles. Acontece que nos últimos anos vêm sendo circuladas piadinhas de mau gosto envolvendo a opção sexual de torcedores e atletas do Tricolor. Tendo em vista a fama atribuída aos paulistas, pode-se dizer que nós mineiros somos, pois, os primeiros, numa categoria divergente.

Brincadeiras à parte, a questão é que só é legítima a idolatria aos contemporâneos. As glórias do passado distante já tiveram a sua vez. E assim deve ser para a nova geração. Portanto, não me amarro muito nessa conversa de Carrossel Holandês de 74, a fracassada Era Dunga de 90, muito menos o fantasma do Maracanaço de 50. Resumindo: o vovô pode e deve amar o Santos de Pelé, mas os netos que se conformem com o encanto dos Meninos da Vila.

Muito já se viu por aí sobre a Seleção de Todos os Tempos desta ou daquela agremiação, repleta de sempre as mesmas lendas do esporte. Mas o FWC tem uma proposta diferente: definir o Time dos Sonhos que eu (tu, ou ele) vi em campo. É simples. Se você nasceu em 1993, será o primeiro no planeta a escalar o Dream Team do Flamengo sem Zico, ou do Botafogo sem Garrincha, Atlético Mineiro sem Dario e por aí vai.

Para começar, segue a minha predileta escalação cruzeirense, desde que me entendo como tal. Nota-se que o menino-fenômeno Ronaldo, de 1994, não está incluso. É que Fred e o baiano Alex Alves, que exibia sua plástica capoeira a cada gol, estão mais acesos na memória, já que nasci em 1985. Ramires de 2009 poderia também ser o camisa 8 - mas faltou o título da América.

E você? Que time é teu?





4 comentários:

  1. Ontem mesmo conversava com um amigo meu sobre o Dida e chegamos a uma conclusão. Sem desmerecer ninguém, o Cruzeiro deve muito de sua década de 90 ao paredão gelado. Excelente goleiro!

    Permita-me uma observação em sua equipe: o (então) garoto Fábio Júnior merece menção pelo que fez em 1998.

    ResponderExcluir
  2. E o Fábio Júnior foi revelado pelo glorioso Esporte Clube Democrata, a "Pantera cor-de-raça" de Governador Valadares!

    ResponderExcluir
  3. Mas é o nome da principal torcida da Pantera, desde que eu me entendo por gente. E o lance é bem por aí mesmo, é quase como se o Demô fosse uma versão "time pequeno" do Coringão! hehehe

    ResponderExcluir

Seguidores