sexta-feira, 4 de junho de 2010

Dez minutos ou dois gols

Mão na bola não pode, bola na rede é gol, rede sem teia? – pode. Nem precisa de rede. Não carece nem trave. As regras do Futebol são apenas dezessete, e por isso mesmo há tantas controvérsias durante uma única peleja. Trata-se de uma ciência inexata, em que quase todas as determinações dependem do olhar de quem interpreta. É, mas pra quem bate uma “pelada”, não existe lei. Melhor dizendo, praticamente uma única: dez minutos ou dois gols.

Assim como tudo na vida.

Eu explico. Toda pelada tem um time de fora, esperando sua vez de pisar a grama – essa, nem sempre verde. Ele torce para que saiam logo os dois gols e tem a prerrogativa dos dez minutos esgotados. Nossos objetivos também trombam, cedo ou tarde, com alguma parede imposta por nós mesmos. Ela é o tempo, a paciência ou outra coisa qualquer. E lá vem o time de fora, que entra fresco, cheio de gás, haja o que houver. Quando se atinge a parede, é hora de interromper, dar um tempo. Isso não veta o posterior recomeço, mas aí é uma outra história. É uma outra pelada – ou “baba”, como se diz na Bahia.


Assim como os mecanismos legais do país são subordinados à Constituição, nossos propósitos pessoais também seguem uma Carta Magna, que define o destino. As regras do jogo da vida são muito mais de dezessete. Todas elas, no fim das contas, dependem da Carta do Destino. São dois gols ou dez minutos. Ou a moça encontra o príncipe encantado, ou se casa aos trinta e cinco anos, com um plebeu. Se a feijoada não fica pronta, você come um pão de queijo no caminho. Se ela não me levar a sério, eu volto pra sacanagem. Ou eu passo num concurso para jornalista, ou tiro férias para ver a Copa.

Falando nisso, vai começar a Copa.

6 comentários:

  1. Outra coisa importante: se der empate, ao final dos dez minutos, saem os dois times!

    ResponderExcluir
  2. As regras adaptam-se às situações.

    Mais de um time de fora, empatou sai os dois.

    Um time apenas e empatou, se assim foi pactuado, quem já estava em quadra continua.

    Chega a Copa, para o estudo. Vamo que vamo.

    ResponderExcluir
  3. As regras da pelada são o melhor exemplo para o termo 'acordo tácito'

    ResponderExcluir
  4. Adoro jogar a tradicional pelada do fim de semana...
    Regras inexistentes, em sua maioria! E que venha a Copa!
    http://bit.ly/cjVq1b

    ResponderExcluir
  5. Ana Paula de Toledo8 de junho de 2010 às 17:27

    Gostei das comparações.
    Tudo na vida é 10 minutos ou 2 gols???
    Bom, ainda não achei o Príncipe Encantado... mas falta um tanto pros 35...
    Enquanto isso vou brincando de ser jornalista e morrendo de saudades de quando isso era só um idel de vida... rs

    ResponderExcluir
  6. encontrar o príncipe encantado, não ser levado a sério, voltar pra sacanagem, passar num concurso, tirar férias. só procê ver que, além de incentivar [e ajudar] o blog, tô aqui lendo algumas coisas ;)

    ResponderExcluir

Seguidores